Blog

O PU (poliuretano) e sua versatilidade.

Um produto criado no final dos anos 30, que possibilita grande variedade de aplicação ao ponto de elevá-lo ao status de versátil e moderno com grandes alternativas tecnológicas.

Hoje podemos dizer que o PU (poliuretano) é certamente um dos polímeros mais versáteis em aplicação na atualidade para a indústria. Ele atua em diversas frentes, como exemplo o mercado automotivo com aplicação que atende desde o banco / assento, passando pelo volante, quebra-sol, chegando ao para-choque, aerofólio (…) e assim também circulando por diversas tecnologias como, moldados, rígidos, flexíveis entre outros.

Com a capacidade de integrar a relação dos seletos materiais com viés ecológico mesmo sendo de fonte petroquímica, podendo utilizar em partes aditivos como óleos vegetais em sua formulação e até mesmo quando utilizado em aplicações voltada a conservação de energia como isolamento térmico como painel frigorífico, telha, aquecedor solar e também com a possibilidade de utilização em adesivos e aglutinantes de base PU, onde oferece o reaproveitamento de possíveis sobras produtivas ou até mesmo no pós consumo. Realmente é um polímero versátil e moderno.

Segue a lista de alguns segmentos por ele atendidos: automotivo, flexível para conforto, calçadista, construção civil, cadeia do frio, transporte, moveleiro, saúde, hospitalar, esporte, embalagem, alimentício (…).

Podemos finalizar dizendo que não há pessoa neste planeta que não tenha contato diário com este polímero.

 

Marcelo R. Ferracin

Gerente de negócios da Polychemical